quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Emissário da Guia

Ontem o mergulho foi na Extremedive no Emissário da Guia.
Os mais atentos já repararam que é tudo ontem. Colocar posts no mesmo dia do mergulho é cansativo por isso chapéu.
Não estamos a falar do emissário do Obama para o Médio Oriente. Estamos a falar de uma conduta submersa que leva a merda que antes saia directo nas praias para mais longe onde possa poluir melhor os peixinhos que depois comemos nos restaurantes de Cascais, fruto da pesca artesanal às escondidas da polícia marítima.
Como diz o sensei Francisco Macedo nas suas newsletters “A caixa do Emissário da Guia, com a sua estrutura principal e os seus tubos, forma um recife artificial de dimensões apreciáveis. Sendo um local de abrigo para inúmeras espécies de bom porte, tais como safios, moreias, corvinas e abróteas. A atracção principal de momento são as Pata-Roxas.”
Infelizmente não vi as pata-roxas…Também não vi as corvinas que a minha “bud” viu… Mas bolas, também não vi nada para além dos 3 metros. A visibilidade estava do pior na melhor tradição do mergulho em Cascais.
Caímos na água do semi-rigido Extremedive para uma descida de 27 metros de suspensão do pior. Parecia que o gigante da história “João e do Pé de Feijão” andou pela zona, vítima duma daquelas valentes constipações que largam ranhocas por todo o lado. No fundo não vi o que queria ver mas vi que bastasse. Três safios, um de bom porte elegível para conviva de uma boa caldeirada, várias navalheiras, camarões, um rascasso raquítico, um cardume valente de fanecas e aquilo que há sempre, sargos e judias.
Não desiludiu mas soube a pouco. A revisitar com melhor visibilidade.

4 comentários:

  1. Pois é cara-metade. O ponto alto do mergulho foram as corvinas. Tu só olhas para o chão....
    Mas havemos de lá voltar...quando a visibilidade o permitir.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia,
    parabens pelo "relato"
    abraço
    RB

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Rui. É um prazer ver a malta amiga a comentar o meu Blog.
    Jorge

    ResponderEliminar
  4. Tiveste azar, João...tiveste azar...

    Sabado passado estava cheiínho de Patas-Roxas...

    Joeladeira e João Toco para um lado, eu e o Paulo Carmo para o outro, mais uma outra dupla noutra direcção e o resultado foi este :

    http://diariodemergulho.blogspot.com/

    A visibilidade pouco melhorou...

    Abraços

    ResponderEliminar